Confronto: Arsenal x Liverpool
Estádio: Emirates Stadium - em Londres, na Inglaterra
Data: 07 de janeiro de 2024, às 13h30 (horário de Brasília)
Torneio: FA Cup | Terceira Rodada
Transmissão: ESPN e Star+
Árbitro: John Brooks (Inglaterra)

Prognóstico:

  • Os Gunners ficarão felizes em ver o retorno da FA Cup ao Emirates, já que provaram ser incrivelmente difíceis de vencer em tal cenário, tendo perdido apenas três dos últimos 49 jogos em casa da FA Cup (36V, 10E);
  • O Liverpool ultrapassou esta fase da competição em 11 das últimas 12 tentativas;
  • Convocado para a Copa das Nações Africanas, Mo Salah será desfalque para o Liverpool nesta tarde;
  • Os Reds têm de tentar continuar em boa forma fora de casa sem o chefão egípcio, onde venceram três dos últimos quatro jogos como visitantes (1D).

O time do Arsenal não vive o melhor momento da temporada, com apenas uma vitória nas últimas 6 partidas disputadas, já o time do Liverpool, vive uma excelente fase, e mesmo sem um dos seus principais jogadores, deverá brigar por essa vaga, mesmo jogando fora de casa, e minha aposta é em um jogo muito equilibrado, vou de Liverpool ou empate.

Dupla aposta

ANÁLISE COMPLETA

Diferente do Arsenal, o Liverpool está em um momento incrível, invicto há cinco partidas. Este grande confronto começa neste domingo (7) às 13h30 (de Brasília) no Emirates Stadium, em Londres, Inglaterra. Assista na ESPN e no STAR+.

Dentro do G-4 da Premier League, as equipes vivem fases opostas. O time comandado por Mikel Arteta perdeu duas partidas consecutivas e caiu para o quarto lugar. O de Jürgen Klopp não sabe o que é ser derrotado há 13 jogos na liga nacional, onde é líder com três pontos de vantagem.

Há 15 dias, as equipes empataram por 1 a 1 em Liverpool, com gols de Gabriel Magalhães e Salah.

Em janeiro, porém, os dois times terão outra dor de cabeça: os desfalques causados pelas disputas da Copa da Ásia e da Copa Africana de Nações.

Tanto Mikel Arteta quanto Jürgen Klopp verão dois de seus jogadores indo disputar os dois torneios. Coincidentemente, um egípcio e um japonês de cada lado.

Para os Gunners, porém, os danos serão menores, com os dois convocados sendo coadjuvantes no norte de Londres: o lateral-direito Takehiro Tomiyasu e o volante Mohamed Elneny.

No lado dos Reds, o dano será maior, com dois titulares importantes indo defender suas seleções: o volante Wataru Endo e o atacante Mohamed Salah.

Enquanto o japonês se tornou uma importante engrenagem no meio-campo de Jürgen Klopp, o atacante é mais uma vez o artilheiro do time, responsável por gols decisivos para o líder da Premier League.

Para os torcedores dos dois clubes, restará secar Japão e Egito nos dois torneios. A Copa da Ásia vai de 12 de janeiro a 10 de fevereiro, enquanto a Copa Africana de Nações começa 13 de janeiro e termina em 11 de fevereiro.

Em uma ação a favor do combate à violência infantil, nenhuma das equipes vestirá vermelho, cor tradicional de ambas. O Arsenal vai a campo com uma camisa toda branca, e o Liverpool usará seu terceiro uniforme, predominantemente roxo.

Como chega o Arsenal?

Campanha na Premier League:
Jogos20
Pontos40
Vitórias – Empates – Derrotas12-4-4
Gols Pró – Gols Contra37-20

Do lado dos anfitriões, o Arsenal tomou uma virada na partida contra o Fulham, fora de casa, e saiu com mais uma derrota, desta vez por 2 a 1. As duas equipes criaram boas chances para marcar, mas apenas uma foi mais eficaz.

Quando o relógio do juiz chegou ao minuto cinco, Bukayo Saka abriu o placar para os gunners. Raúl Jiménez empatou para The Cottagers ainda na primeira parte. No comecinho do segundo tempo, Bobby Decordova-Reid virou o confronto para os donos da casa.

Na rodada anterior, 19ª, recebeu o West Ham no Emirates Stadium e perdeu por 2 a 0. Nesta partida, o time de Mikel Arteta teve 30 finalizações, sendo oito contra a baliza e 75% de posse de bola, e mesmo assim não fez gols.

The Hammers não esperaram muito tempo para balançar as redes, com Tomáš Souček, depois de uma jogada muito atrapalhada. Konstantinos Mavropanos ampliou o resultado no início da segunda etapa.

Com essa queda de rendimento, o Arsenal está na quarta colocação da tabela da Premier League. Depois de vencer 12 partidas e empatar outras quatro, somou um total de 40 pontos. Entre as 20 rodadas, também perdeu quatro vezes.

Quando atuam em casa, os Gunners sempre usam seu tradicional uniforme vermelho, mas dessa vez os jogadores jogam com o kit branco.

A mudança, no entando, não é novidade para quem acompanha o clube. A iniciativa “No More Red” acontece desde 2022 e é uma parceria do Arsenal com a Adidas, fornecedora de material esportivo. Essa é a terceira vez que a equipe adere à campanha que é contra a violência juvenil e tem como foco a segurança de jovens.

No terceiro ano de existência, o projeto busca investir em espaços mais seguros para a prática do futebol e vai abrir um campo comunitário remodelado na região de Islington, em Londres, na Inglaterra.

Em 2024, a campanha terá uma novidade. O kit usado pelos jogadores não será vendido, mas uma outra camiseta foi desenvolvida e será disponibilizada.

O modelo foi desenhado por Nellie-Rose, jovem que participou de uma das ações sociais do “No More Red 2023”. Esse projeto reúne grupos de jovens da comunidade local para conectá-los com talentos das indústrias criativas e esportivas.

Esse uniforme personalizado poderá ser comprado nas lojas do Arsenal na Europa a partir do dia 29 de janeiro. Todos os lucros serão revertidos para parceiros do “No More Red”.

Atuando como mandante? O time do Arsenal perdeu a invencibilidade como mandante na temporada, mas segue com 10 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota em 13 jogos em casa.

E os desfalques? Para a partida deste domingo contra o Liverpool, Tomiyasu e Elneny foram convocados pelas seleções do Japão e do Egito para disputar a Copa da Ásia e a Copa Africana de Nações, respectivamente. Além disso, Fábio Vieira e Zinchenko são dúvidas por problemas musculares.

Quem se destaca? Dois dos três gols do Arsenal naquele dia foram marcados por Bukayo Saka, o que deu início a uma série de gols marcados por ele em 17 de seus últimos 23 jogos em casa.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO:JGACACV
G: Ramsdale
D: Ben White
D: Saliba
D: Gabriel Magalhães
D: Kiwior
M: Rice
M: Odegaard
M: Havertz
A: Saka
A: Gabriel Martinelli
A: Gabriel Jesus
T: Mikel Arteta
G: Gols / A: Assistências / CA: Cartões Amarelos / CV: Cartões Vermelhos / J: Jogos Disputados. (2023-24)

Desfalques:

Tomiyasu (convocado);
Elneny (convocado);
Fábio Vieira (lesão);
Zinchenko (lesão).

Destaque:

Bukayo Saka

+ Vive uma série de gols marcados em 17 de seus últimos 23 jogos em casa.

Líderes:

Cartões: M. Jussa: 10A, 0V
Gols:
B. Rodrigues: 13
Assistências:
B. Rodrigues: 7

Como chega o Liverpool?

Campanha na Premier League:
Jogos20
Pontos45
Vitórias – Empates – Derrotas13-6-1
Gols Pró – Gols Contra43-18

Do lado dos forasteiros, o Liverpool vem mantendo uma boa constância de resultados, conseguindo então liderar a classificação geral do Campeonato Inglês. Logo, tem 45 pontos e está há três do segundo lugar. Até o momento, ganhou 13 jogos, empatou seis vezes e perdeu apenas uma.

Na Europa League, os reds também mostraram boa atuação nas partidas disputadas. Com 12 pontos, terminou em primeiro no Grupo E e avançou para as oitavas de final. Ainda não se sabe quem pode ser seu oponente, pois teremos um sorteio para definir.

Quando recebeu o Arsenal em Anfield, apenas empatou por 1 a 1. Marcando de cabeça, Gabriel Magalhães abriu o placar para os Gunners. Mohamed Salah driblou Zinchenko e chutou forte no ângulo para igualar o resultado.

Posteriormente, visitou o estádio Turf Moor para jogar contra o Burnley e saiu com o sucesso por 2 a 0. Darwin Núñez, aos 6 minutos, marcou o primeiro gol. No final da disputa, Diogo Jota ampliou deixando o seu também.

Em 90 minutos de uma partida muito emocionante e recheada de ótimas jogadas, o Liverpool venceu o Newcastle por 4 a 2. Salah marcou duas vezes, Curtis Jones também fez o seu e Cody Gakpo também. The Magpies descontaram com Isak e Sven Botman.

O retrospecto entre as duas equipes é muito equilibrado, com 80 vitórias do Arsenal, 67 empates e 93 vitórias do Liverpool em 240 confrontos realizados. No último duelo, houve um empate por 1×1 em Liverpool pela Premier League.

Recentemente, o histórico é equilibrado também, com uma vitória para cada lado e 2 empates nos últimos 4 confrontos disputados. Os últimos 2 duelos terminaram empatados, por 1×1 e 2×2, ambos em Liverpool, e pela Premier League.

Apenas pela Copa da Inglaterra, houve 17 confrontos, com 8 vitórias do Arsenal, 4 empates e 5 vitórias do Liverpool. O time do Arsenal vem de 3 vitórias seguidas, sendo a última por 2×1 em casa pelas oitavas de final na temporada 13/14.

Atuando como visitante? O time do Liverpool possui um bom aproveitamento como visitante, com 3 vitórias, um empate e apenas uma derrota nas últimas 5 partidas fora de casa.

E os desfalques? Ben Doak, Kostas Tsimikas, Thiago Alcântara, Stefan Bajcetic, Andrew Robertson e Joel Matip estão lesionados, além de Wataro Endo, que está disputando a Copa da Ásia, e do artilheiro Salah, que está na AFCON.

Quem se destaca? Quanto ao Liverpool, Diogo Jota participou nos gols da sua equipe nas quatro visitas anteriores ao Emirates, registrando seis participações em gols nesse período (5G, 1A).

PROVÁVEL ESCALAÇÃO:JGACACV
G: Alisson
D: Alexander-Arnold
D: Konaté
D: Van Dijk
D: Joe Gomez
M: Curtis Jones
M: Gravenberch
M: Mac Allister
A: Diogo Jota
A: Luis Díaz
A: Darwin Núñez
T: Jürgen Klopp


G: Gols / A: Assistências / CA: Cartões Amarelos / CV: Cartões Vermelhos / J: Jogos Disputados. (2023-24)

Desfalques:

Ben Doak (lesão);
Kostas Tsimikas (lesão);
Thiago Alcântara (lesão);
Stefan Bajcetic (lesão);
Andrew Robertson (lesão);
Joel Matip (lesão);
Wataro Endo (convocado);
Mo Salah (convocado).

Destaque:

Diogo Jota

+ Participou nos gols da sua equipe nas quatro visitas anteriores ao Emirates, registrando seis participações em gols nesse período (5G, 1A).

Líderes:

Cartões: Fernandinho: 21A, 1V
Gols:
V. Roque: 20
Assistências:
A. Canobbio: 9

Você sabia?

16 dos últimos 18 jogos fora de casa do Liverpool viram ambas as equipes marcarem.

Clique aqui e saiba como iniciar nas apostas esportivas

Não esqueça de compartilhar essa tip com seu amigo no Whatsapp clicando no botão abaixo