Confronto: Middlesbrough x Chelsea
Estádio: Riverside Stadium - em Middlesbrough, na Inglaterra
Data: 09 de janeiro de 2024, às 17h00 (horário de Brasília)
Torneio: EFL Cup | Semifinal
Transmissão: Star+
Árbitro: Sam Barrott (Inglaterra)

Prognóstico:

  • O Middlesbrough foi derrotado nos dois últimos jogos em casa;
  • Frente a frente, a média de gols marcados do Boro é de 1,08, contra 1,55 do Chelsea;
  • No retrospecto, são 56 vitórias do Chelsea, contra 30 do Middlesbrough;
  • Seis dos dez jogos mais recentes do Boro tiveram mais de 2,5 gols.

Embora o aproveitamento do Chelsea na EFL Cup seja inferior ao do Middlesbrough, o time tem superioridade técnica para chegar à final da competição. Além disso, chega para o duelo após três vitórias consecutivas, ao contrário do Boro, que sofreu dois reveses.

Dupla aposta

ANÁLISE COMPLETA

Pelo jogo de ida da semifinal da EFL Cup, Middlesbrough e Chelsea entram em campo nesta terça (9), às 17h (de Brasília), no Riverside Stadium. Dono da casa, o Boro é o atual 12º colocado da Championship, enquanto os Blues ocupam a décima posição na Premier League. No final de semana, os times entraram em campo pela FA Cup, porém, com destinos diferentes: o Middlesbrough foi eliminado pelo Aston Villa, enquanto o Chelsea bateu o Preston.

Os dois clubes tentam dar fim a longos jejuns de títulos da competição. De um lado, o Chelsea tenta retornar aos trilhos sob o comando de Maurício Pochettino e conquistar um torneio que não comemora desde 2015.

Na oportunidade, os Blues venceram o Tottenham, na final, por 2 a 0, depois de eliminar o Liverpool na semifinal. Desde então, o Chelsea bateu na trave em duas oportunidades, em 2019 e 2022, ficando com o vice-campeonato.

Por outro lado, o Middlesbrough luta para encerrar uma fila de 20 anos sem conquistar a Copa da Liga Inglesa.

A histórica campanha da equipe, campeã em 2004, contou com classificações em cima de Everton, Tottenham e Arsenal. Na decisão, o Middlesbrough venceu o Bolton, por 2 a 1. Desde então, o time nunca mais conseguiu sequer retornar à final do torneio.

Como chega o Middlesbrough?

Campanha na Championship:18º
Jogos25
Pontos27
Vitórias – Empates – Derrotas10-5-10
Gols Pró – Gols Contra35-30

No lado dos mandantes, a equipe da casa é a atual 12ª colocada na Championship, com apenas 36 pontos em 26 jogos, ao passo que os Blues ocupam a décima posição na Premier League. No final de semana, pela FA Cup, o time foi eliminado pelo Aston Villa. Atualmente na segunda divisão do futebol inglês, o clube tem registrado uma campanha de altos e baixos, mas ainda sonha com uma vaga nos playoffs de acesso. São três vitórias e duas derrotas registradas nos últimos cinco jogos, com sete gols marcados e cinco sofridos.

O Middlesbrough vem para esta partida com dois resultados negativos. O mais recente foi contra o Aston Villa no Riverside Stadium e perdendo por 1 a 0. Apesar de ter o mando de campo, jogou muito mal e deu somente um chute no alvo. The Villans tiveram uma performance muito boa neste jogo, mesmo que estivessem longe de casa. Controlou a bola por mais tempo, 62%, teve mais finalizações, 12, e arremates contra a baliza, 6. O gol da vitória saiu no final, feito por Matty Cash.

Antes deste duelo da Copa da Inglaterra, tinha disputado a 26ª rodada da Championship contra o Coventry City, em casa. The Boro perdeu de virada neste embate, com o resultado de 3 a 1. Apesar do placar elástico para The Sky Blues, os donos da casa também criaram boas chances. Entretanto, os visitantes foram mais eficazes e fizeram três gols, enquanto Smoggies apenas um.

No entanto, nestas últimas semanas, o Middlesbrough não tem conseguido mais ser tão dominante jogando em casa. O clube acabou derrotado em três das quatro partidas recentes atuando ao lado da torcida. A defesa tem sido o grande problema desta sequência. Somente diante do West Brom é que o Middlesbrough saiu de campo sem ser vazado.

As equipes se enfrentaram 115 vezes na história, com ampla vantagem dos Blues: são 56 vitórias e 30 derrotas, além de 29 empates. O último encontro aconteceu pelas quartas da FA Cup 21/22 e terminou em 2×0 para o Chelsea. O Boro, inclusive, não vence um jogo do confronto desde 2006. Na fase anterior, o Chelsea passou pelo Newcastle nos pênaltis, após 1×1 no tempo normal, enquanto o Middlesbrough eliminou o Port Vale, por 3×0.

Atuando como mandante? O Boro tem um desempenho melhor em casa na segunda divisão, conquistando 19 pontos dos 16 disponíveis.

E os desfalques? Michael Carrick não conta com Morgan Rogers, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. As ausências por lesão são: Tom Smith, Darragh Lenihan, Lewis O’Brien, Marcus Forss e Patrick McNair.

Quem se destaca? O atacante Morgan Rogers é um dos poucos que se destacam na equipe. O jogador já marcou seis gols e anotou cinco assistências na temporada, se estabelecendo com um dos protagonistas do time. Todavia, Rogers está suspenso e não enfrenta o Chelsea nesta terça-feira.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO:JGACACV
G: Glover
D: Van den Berg
D: Clarke
D: Fry
D: Bangura
M: Howson
M: Barlaser
M: Jones
M: Crooks
M: Latte Lath
A: Coburn
T: Michael Carrick
G: Gols / A: Assistências / CA: Cartões Amarelos / CV: Cartões Vermelhos / J: Jogos Disputados. (2023-24)

Desfalques:

Tom Smith (lesão);
Patrick McNair (lesão);
Darragh Lenihan (lesão);
Lewis O’Brien (lesão);
Marcus Forss (lesão);
Morgan Rogers (suspenso);
Riley McGree (convocado);
Samuel Silvera (convocado);
Seny Dieng (convocado);
Finn Azaz (contrato);
Sam Greenwood (contrato);

Destaque:

Morgan Rogers

+ O jogador já marcou seis gols e anotou cinco assistências na temporada, se estabelecendo com um dos protagonistas do time.

Líderes:

Cartões: M. Jussa: 10A, 0V
Gols:
B. Rodrigues: 13
Assistências:
B. Rodrigues: 7

Como chega o Chelsea?

Campanha na Premier League:
Jogos20
Pontos31
Vitórias – Empates – Derrotas10-1-9
Gols Pró – Gols Contra22-27

Do lado dos forasteiros, os Blues tiveram um início um pouco turbulento na Premier League, mas melhoraram consideravelmente nas últimas semanas. Dos últimos cinco jogos disputados, a equipe venceu três, empatou um e perdeu outro. Outro dado relevante é que o Chelsea marcou gol em todos os jogos até agora. Foram três partidas balançando as redes pelo menos duas vezes em cada.

O time visitante parece começar a se acertar na temporada. A equipe ocupa a décima posição do Campeonato Inglês, com 28 pontos conquistados. Em 25 jogos na temporada, o time somou 12 vitórias, cinco empates e oito derrotas. Além disso, o time vem de três vitórias consecutivas, sendo a última contra o Preston, por 4 a 0, pela Copa da Inglaterra.

Um ponto positivo desta sequência é que o Chelsea marcou gol em todos os jogos. Foram três partidas balançando as redes pelo menos duas vezes em cada. Já o sistema defensivo tem apresentado problemas. Somente no triunfo sobre o Sheffield Utd é que os Blues não foram vazados.

O que pode atrapalhar os planos do Chelsea também é o rendimento como visitante. O time foi derrotado em quatro das cinco últimas apresentações como visitante. Em todas sofreu pelo menos dois gols. Cenário difícil, mesmo para enfrentar um time da Championship.

Em meio a uma temporada não tão fácil, a Copa da Liga Inglesa surge como uma esperança de título para o time londrino. O clube é um dos favoritos a conquistar o torneio, juntamente do Liverpool, que faz a outra semifinal contra o Fulham.

Jogando contra o Crystal Palace no Stamford Bridge, saiu com o sucesso por 2 a 1. Mykhailo Mudryk abriu o placar, mas Michael Olise igualou para The Eagles. No final, Noni Madueke bateu um pênalti e confirmou a vitória do Chelsea.

Em seguida, protagonizou uma partida emocionante contra o Luton Town, fora de casa, que terminou em vitória dos Blues por 3 a 2. No lado dos londrinos, Cole Palmer marcou dois e Noni Madueke fez outro. O time mandante descontou com Barkley e Adebayo.Recentemente, recebeu o Preston no Stamford Bridge e aplicou uma goleada de 4 a 0. Broja fez o primeiro, Thiago Silva, de cabeça, ampliou, Sterling marcou de falta e Enzo Fernández fechou o resultado.

Atuando como visitante? Um ponto de atenção é o rendimento do time na condição de visitante. Isso porque o Chelsea foi derrotado em quatro das cinco últimas partidas fora de casa. Em todas, sofreu pelo menos dois gols.

E os desfalques? Mauricio Pochettino tem uma grande lista de lesionados: Christopher Nkunku, Ben Chilwell, Carney Chukwuemeka, Benoit Badiashile, Reece James, Wesley Fofana, Marc Cucurella, Robert Sanchez, Lesley Ugochukwu, Trevoh Chalobah e Romeo Lavia. Já Andrey Santos retornou ao clube, mas está inelegível por ter representado o Nottingham Forest na competição.

Quem se destaca? O atacante de 21 anos, Cole Palmer foi a campo em 23 partidas pelo Chelsea e tem o mesmo número de gols que o seu companheiro Nicolas Jackson, oito no total. Além disso, ele tem sete assistências e nos últimos dois jogos dos Blues teve participações em gols.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO:JGACACV
G: Petrovic
D: Gusto
D: Disasi
D: Thiago Silva
D: Colwill
M: Gallagher
M: Enzo Fernández
M: Madueke
M: Palmer
M: Sterling
A: Broja
T: Mauricio Pochettino
G: Gols / A: Assistências / CA: Cartões Amarelos / CV: Cartões Vermelhos / J: Jogos Disputados. (2023-24)

Desfalques:

Robert Sanchez (lesão);
Benoit Badiashile (lesão);
Ben Chilwell (lesão);
Trevoh Chalobah (lesão);
Wesey Fofana (lesão);
Reece James (lesão);
Marc Cucurella (lesão);
Carney Chukwuemeka (lesão);
Romeo Lavia (lesão);
Christopher Nkunku (lesão);
Lesley Ugochukwu (lesão);
Nicolas Jackson (convocado). 

Destaque:

Cole Palmer

+ Foi a campo em 23 partidas pelo Chelsea e tem o mesmo número de gols que o seu companheiro Nicolas Jackson, oito no total.

Líderes:

Cartões: Fernandinho: 21A, 1V
Gols:
V. Roque: 20
Assistências:
A. Canobbio: 9

Você sabia?

Clique aqui e saiba como iniciar nas apostas esportivas

Não esqueça de compartilhar essa tip com seu amigo no Whatsapp clicando no botão abaixo