Confronto: Milan x Roma
Estádio: San Siro - em Milão, na Itália
Data: 14 de janeiro de 2024, às 16h45 (horário de Brasília)
Torneio: Serie A
Transmissão: Star+
Árbitro: Marco Guida (Itália)

Prognóstico:

  • O Milan venceu seis de seus últimos oito duelos como mandante;
  • A Roma marcou gols em apenas dois de seus últimos oito jogos fora de casa;
  • O Rossonero ganhou quatro dos últimos seis confrontos entre as equipes;
  • Os Giallorossi perderam as suas últimas três partidas fora de casa;
  • A última vitória da Roma sobre o Milan em Milão foi há 7 anos;
  • A Roma faz campanha irregular na Serie A, ocupa a 8ª posição com 29 pontos: 8 vitórias, 6 derrotas e 5 empates.

Com elencos competitivos de cada lado, a promessa é de equilíbrio em Milão. Sem perder há quatro jogos no Calcio e em melhor fase na temporada, o Milan é ligeiramente favorito para o clássico. Para a Roma, o clássico é uma oportunidade de quebrar uma escrita negativa: são oito jogos sem vencer um jogo do confronto.

O Milan é o favorito para vencer em casa. Em melhor forma no campeonato e bem próximo da liderança, a equipe tem todas as ferramentas e elenco de qualidade pra derrotar a Roma.

Dupla aposta

ANÁLISE COMPLETA

Correndo por fora na briga pelo título, o Milan recebe a Roma neste domingo (14), às 16h45 (de Brasília), no San Siro. Terceiro colocado, os Rossoneri têm 39 pontos, nove a menos que a líder Internazionale, e buscam se aproximar do topo da classificação para seguir lutando no segundo turno. Do outro lado, a Roma tem 29 pontos e está em oitavo, na luta por vaga em competições europeias.

Os times se enfrentaram 196 vezes na história, com retrospecto superior para o lado rossonero: são 84 vitórias, 51 derrotas e 61 empates. No confronto do primeiro turno, o Milan triunfou por 2 a 1 e somou três pontos no Stadio Olimpico. Os gols da vitória foram marcados por Giroud e Rafael Leão, e Spinazzola diminuiu para os Giallorossi.

Na última quarta (10), os times entraram em campo pela Coppa Italia e foram eliminados: o Milan, diante da Atalanta, por 2 a 1, e a Roma, contra a rival Lazio, por 1 a 0.

Como chega o Milan?

Campanha na Serie A:
Jogos19
Pontos39
Vitórias – Empates – Derrotas12-3-4
Gols Pró – Gols Contra35-20

No lado dos mandantes, após perder de 2 a 1 de virada para o Atalanta pelas quartas de final da Copa da Itália, os Rossoneri agora focam a atenção no título da Serie A. Na rodada passada, a equipe venceu o Empoli por 3 a 0 e chegou a 39 pontos, ocupando a terceira colocação, com 12 vitórias, 4 derrotas e 3 empates. Porém, a rival Internazionale está firme na liderança, com nove pontos à frente.

O Milan passou por muito na primeira metade da temporada, tendo conseguido ficar apenas em terceiro em seu grupo na Champions League, o que rendeu o prêmio de consolo que é poder jogar os playoffs da Liga Europa e tentar uma vaga nas oitavas de final da competição secundária. Com mais de 30 lesões em cerca de cinco meses, o time comandado por Stefano Pioli em nenhum momento até aqui conseguiu mostrar um futebol convincente.

Na Serie A o Milan vive o que podemos chamar de marasmo. Acima dela estão Internazionale (esta com nove pontos de vantagem) e a Juventus, que como já citamos se encontra sete pontos a frente. Dada a instabilidade rossonera e a estabilidade dos rivais na caminhada, é muito difícil pensar que o Milan dispute o scudetto nesta temporada, para não dizer que seria impossível. Já a Fiorentina, primeiro time atrás na classificação, está seis pontos atrás e, de momento, ao menos, não parece ser realmente ameaçadora.

Com isso, a temporada milanesa vai se resumir a manter essa classificação para a próxima edição da Champions League enquanto foca na Liga Europa para não sair de mãos vazias mais uma vez. Mais importante, no entanto, é que agora é o exato momento de afastar a crise que pode estar vindo por aí. Não são muitos os apoiadores de Pioli que sobraram e o técnico segue tendo que montar seu time contando com diversas lesões. Vencer a Roma, hoje, virou fundamental para o seguimento da temporada.

Atuando como mandante? O Milan venceu seis de seus últimos oito duelos como mandante.

E os desfalques? Do lado do Milan, o técnico Stefano Pioli também terá baixas por causa da Copa Africana de Nações, já que o meia argelino Ismaël Bennacer e o atacante nigeriano Samuel Chukwueze estão com suas seleções. Na parte médica, as baixas são os zagueiros Pierre Kalulu, Fikayo Tomori e Malick Thiaw, além do meia Tommaso Pobega.

Em compensação, o zagueiro Matteo Gabbia e o atacante Noah Okafor voltaram aos treinos e podem ser opção no banco de reservas.

Quem se destaca? Olivier Giroud é o maior artilheiro da equipe, com nove gols marcados.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO:JGACACV
G: Mike Maignan
D: Davide Calabria
D: Simon Kjaer
D: Theo Hernández
D: Álex Jiménez
M: Tijjani Reijnders
M: Yacine Adli
M: Christian Pulisic
A: Rúben Loftus-Cheek
A: Rafael Leão
A: Olivier Giroud
T: Stefano Pioli
G: Gols / A: Assistências / CA: Cartões Amarelos / CV: Cartões Vermelhos / J: Jogos Disputados. (2023-24)

Desfalques:

Pierre Kalulu (lesão);
Malick Thiaw (lesão);
Fikayo Tomori (lesão);
Alessandro Florenzi (lesão);
Tommaso Pobega (lesão);
Ismael Bennacer (convocado);
S. Chukwueze (convocado).

Destaque:

Olivier Giroud

+ É o maior artilheiro da equipe, com nove gols marcados.

Líderes:

Cartões: M. Jussa: 10A, 0V
Gols:
B. Rodrigues: 13
Assistências:
B. Rodrigues: 7

Como chega a Roma?

Campanha na Serie A:
Jogos19
Pontos29
Vitórias – Empates – Derrotas8-5-6
Gols Pró – Gols Contra31-21

Do lado dos visitantes, a Roma perdeu de 1 a 0 para a Lazio no Dérbi da Capital pela Copa da Itália. E, na Serie A, vem de um empate para a Atalanta em casa. Com isso, a equipe chegou a 29 pontos e caiu para a oitava posição. Assim, a distância para o G-4 está agora em quatro pontos. São 8 vitórias, 6 derrotas e 5 empates pela liga até aqui. 

Do lado da Roma apenas uma vitória nos últimos cinco jogos no Campeonato Italiano, diante do Napoli que, no caso, vive uma crise que parece não ter fim na atual temporada. Assim como o Milan, o time comandado por José Mourinho também vai disputar os playoffs da Liga Europa, mas por ter ficado em segundo no grupo na competição. Terá pela frente o duro Feyenoord, que vem fazendo boa campanha na temporada na Holanda.

Além do péssimo momento dentro de campo, com vitórias escassas e caindo pelas tabelas, a Roma vive um momento de incerteza fora dele. Mourinho já não é mais a unanimidade que foi há algum tempo atrás e, para muitos, os playoffs da Liga Europa serão uma espécie de ultimato para ele: sem chances no Campeonato Italiano, eliminado pelos arquirrivais na Copa da Itália, o treinador português terá de mostrar utilidade e poder de reação na competição continental.

Para isso, não saberá se contará com Paulo Dybala, seu principal jogador até o momento. Tudo porque, por conta de um trâmite contratual, o argentino pode sair por uma merreca para fora da Itália neste janeiro: durante o mês, sua multa de rescisão para equipes estrangeiras é de apenas 12 milhões de euros e, com isso, muitos clubes demonstram interesse no jogador, que faz temporada fantástica. Vencer o Milan e juntar os cacos seria apenas o primeiro passo da Roma para lidar contra seus problemas, mas no momento parece imprescincdível.

Foram 12 os jogos que aconteceram entre as equipes nos últimos sete anos. No retrospecto, o Milan leva a melhor, com sete vitórias. Houve quatro empates e apenas uma vitória da Roma.

Atuando como visitante? Os Giallorossi perderam as suas últimas três partidas fora de casa, e marcou gols em apenas dois de seus últimos oito jogos nas mesmas condições.

E os desfalques? Para a partida, o técnico José Mourinho não poderá contar com o zagueiro Evan Ndicka, que está com a Costa do Marfim para a disputa da Copa Africana de Nações. Além dele, o zagueiro Chris Smalling, o meia Renato Sanches e os atacantes Paulo Dybala e Tammy Abraham serão ausência por lesão.

Quem se destaca? O jogador de 30 anos, que atua como atacante, Romelu Lukaku destaca-se como um dos principais membros da equipe da Roma. Ele ingressou no clube nesta temporada, participou de 23 jogos representando a Loba, anotando 14 gols e fornecendo 2 assistências. Além disso, o belga enfrentou o Milan em 10 oportunidades em sua carreira e marcou 5 gols. 

PROVÁVEL ESCALAÇÃO:JGACACV
G: Rui Patrício
D: Gianluca Mancini
D: Bryan Cristante
D: Diego Llorente
M: Rasmus Kristensen
M: Lorenzo Pellegrini
M: Leandro Paredes
M: Edoardo Bove
M: Nicola Zalewski
A: Andrea Belotti
A: Romelu Lukaku
T: José Mourinho
G: Gols / A: Assistências / CA: Cartões Amarelos / CV: Cartões Vermelhos / J: Jogos Disputados. (2023-24)

Desfalques:

Paulo Dybala (lesão);
Chris Smalling (lesão);
Sardar Azmoun (convocado);
Evan Ndicka (convocado).

Destaque:

Romelu Lukaku

+ Ele ingressou no clube nesta temporada, participou de 23 jogos representando a Loba, anotando 14 gols e fornecendo 2 assistências.

Líderes:

Cartões: Fernandinho: 21A, 1V
Gols:
V. Roque: 20
Assistências:
A. Canobbio: 9

Você sabia?

Clique aqui e saiba como iniciar nas apostas esportivas

Não esqueça de compartilhar essa tip com seu amigo no Whatsapp clicando no botão abaixo