Conteúdos

Guia do Campeonato Argentino: O que esperar dos principais times da liga?

20/01/2025
Notícia

Boca Juniors


Quer lucrar diariamente com as nossas dicas exclusivas no Futebol:


Como se não bastasse ficar fora da Libertadores, o Boca Juniors fez questão de aumentar a crise na última temporada ao acabar eliminado da Sul-Americana ainda nas quartas de final, diante do Cruzeiro.

Melhor campanha: Campeão (35 vezes)

Última temporada: 6° lugar (2024)

Estádio: La Bombonera

Técnico: Fernando Gago

Destaque: Edinson Cavani

Reforços: Velasco (FC Dallas), Battaglia (Atlético-MG), Herrera (Athletic Bilbao), Palacios (Colo Colo), Costa (Royal Antwerp), Alarcón (Huracán)

Saídas: Pol Fernández (Fortaleza), Valentini (Fiorentina) e Cristian Medina (Estudiantes).

Time-base: Leandro Brey; Luis Advíncula, Rodrigo Battaglia, Mateo Mendía, Franck Fabra; Tomás Belmonte, Ander Herrera, Kevin Zenón, Ezequiel Zeballos, Carlos Palacios, Edinson Cavani.

Destaque do FC Dallas na MLS, Alan Velasco foi o principal reforço do Boca Juniors nesta janela.

Sexto colocado do Campeonato Argentino, e eliminado nas oitavas de final da Copa da Sul-Americana pelo Cruzeiro, o Boca Juniors terminou a última temporada bem abaixo das expectativas da torcida Xeneize. Para esta, a diretoria não poupou esforços para reverter esta impressão negativa, e já oficializou alguns reforços de peso.

A caminhada para os Xeneizes este ano será um pouco mais longa que o habitual, com a equipe multicampeã precisando disputar a Pré-Libertadores para lutar por uma vaga na fase de grupos, podendo ficar de fora dela pela segunda vez consecutiva, algo que não acontece desde 2010-11. A fase não é boa por lá e não é de hoje… vamos ver se a investida da diretoria ajuda a sair desse limbo.

O primeiro reforço da lista se trata do espanhol e multi-campeão, com passagens por Athletic Bilbao, PSG e Manchester United, Ander Herrera. O meia será o segundo espanhol da liga, depois que o folclórico Iker Muniain reforçou o San Lorenzo na última temporada.

O segundo é simplesmente a segunda contratação mais cara da história da equipe, e se trata de Alan Velasco, meio-campista do FC Dallas, clube pelo qual somou 13 gols e sete assistências em 72 jogos, ao longo de três temporadas. O argentino chega pela bagatela de 10 milhões de dólares, atrás em valores apenas da aquisição do lendário Juan Román Riquelme em 2007, junto ao Villarreal, por 14 milhões de dólares.

Por último, vem o destaque do Atlético-MG na Libertadores, Rodrigo Battaglia, volante de marcação que chega por 1 milhão de dólares (R$ 6,08 milhões). Além dele, também foram anunciados, Carlos Palacios, ex-Vasco e destaque do Colo-Colo na última temporada, Ayrton Costa, junto ao Royal Antwerp, e o talentoso chileno Williams Alarcón, autor de cinco gols e seis assistências pelo Huracán na edição anterior da liga nacional. Ainda existe a expectativa pelas chegadas de Leandro Paredes, da Roma, e Agustin Marchesin, do Grêmio.

Entre as saídas já confirmadas, poucas são relevantes. Figuram apenas, Pol Fernández (Fortaleza), Nicolás Valentini (Fiorentina) e Cristian Medina (Estudiantes).

O time segue sendo treinado pelo ídolo local Fernando Gago, contratado em outubro do ano passado para suprir a vaga deixada por Diego Martinez. Sob o comando dele, foram apenas três derrotas sofridas em 12 jogos, além de seis vitórias e três empates, dados que ligam um sinal verde para uma possível melhora da equipe em 2025.

Como amistoso preparatório a equipe terá apenas o disputado diante do Juventude, no Municipal Único de San Nicolás, vencido pela equipe de Fernando Gago por 2 a 0. Antes de estrear pela liga nacional, ainda terão na próxima semana o duelo diante do Argentino MM pela Copa da Argentina.

É difícil cravar que os Xeinezes voltarão a brigar por títulos nesta temporada, mas fato é que os reforços devem elevar bastante o nível da equipe, especialmente se confirmarem as chegadas de Paredes e Marchesín. Fato é que as chegadas já oficializadas oferecem um suporte maior na criação de jogadas para Edinson Cavani com os meias Velasco e Herrera, e suprem bem as saídas dos defensores Valentini e Medina, com Battaglia e Costa. A chegada do treinador Fernando Gago também tem ajudado nesse progresso.


CLIQUE AQUI E FAÇA SUA APOSTA!