A Major League Soccer (MLS), liga de futebol estadunidense, enfim chegou à tão aguardada fase de mata-mata, também conhecida como “playoffs”, e vem se destacando não só pelo alto nível e equilíbrio dos jogos, mas também por ser palco para alguns jogadores que superaram uma passagem apagada pelo futebol brasileiro enfim brilharem em solo norte-americano.
A lista que vai desde o atacante ex-Coritiba, Raúl Ruidíaz, até o meia paraguaio Matías Rojas, que encarou recentemente uma saída bastante conturbada do Corinthians, conta ainda com quatro jogadores que foram selecionados para o MLS All-Star Game deste ano, evento que reúne os melhores atletas da liga na temporada: Gabriel Pec (LA Galaxy), Luca Orellano (FC Cincinnati), Evander (Portland Timbers) e Thiago Martins (New York City FC).
Formado nas categorias de base do Universitario, do Peru, onde despontou e recebeu o apelido de “La Pulga”, o atacante peruano Raúl Ruidíaz chegou em agosto de 2012 ao Coritiba como uma das maiores promessas do futebol sul-americano na época. Entretanto, por conta de problemas pessoais, segundo alegou o próprio jogador, a passagem durou apenas sete meses, entre os quais ele somou apenas 12 partidas disputadas, sendo uma como titular, e nenhum gol marcado com a camisa alviverde. Desde então, o grande carrasco da Seleção Brasileira na Copa América de 2016 acumulou passagens por Universitario, do Peru, e Morelias, do México, somando excelentes números entre estas, os quais despertaram o interesse do Seattle Sounders, clube que está defendendo atualmente.
O peruano chegou à equipe norte-americana em junho de 2018, e já quebrando recordes logo nos primeiros jogos: nenhum atleta na história do Sounders marcou os 10 primeiros gols pela franquia mais rápido do que Ruidíaz – em apenas 14 jogos. Hoje, o peruano é disparado um dos principais destaques da equipe, já com 72 gols somados em 139 partidas ao longo de todas as sete temporadas em solo estadounidense, além das duas convocações para o MLS All-Star (2021, 2022).
Formado nas categorias de base do Vélez Sarsfield, da Argentina, onde era tido como uma das principais promessas do clube, Luca Orellano chegou ao Vasco da Gama em janeiro de 2023 como o sétimo reforço mais caro da Era SAF até o meio deste ano, contratado por R$ 15,8 milhões, mas não conseguiu se adaptar ao futebol brasileiro. Depois de um gol e uma assistência em 23 jogos, ele pediu para deixar o clube ao fim da temporada, e sequer viajou com a delegação para a pré-temporada no Uruguai este ano.
Sem encontrar melhores soluções para o impasse, a diretoria do clube carioca acabou optando por emprestá-lo ao FC Cincinnati, da MLS, onde veio a grande “virada de chave”. O jogador se destacou nos Estados Unidos, com 11 gols e cinco assistências em 40 jogos, vencendo ainda, recentemente, o prêmio de “Gol do Ano” da liga, por um golaço de antes do meio de campo em goleada sobre o Montreal por 4 a 1. Tamanho foi o brilho do argentino em solo estadunidense, que acabou convocado para o MLS All-Star Game deste ano.
Era um dia 31 de janeiro de 2018, quando a promessa de alto calibre, Evander, de apenas 19 anos, se tornava o mais jovem jogador do Vasco da Gama a marcar dois gols em uma partida de Libertadores, diante do Universidad de Concepción. Este foi só um dos vários sinais de que, a mesma categoria de base que formara craques como Philippe Coutinho, Douglas Luiz, Alex Teixeira, entre outros, lançava ali mais um grande nome do futebol ao mundo. E dito e feito…
Evander pode até não ter atuado por algum dos gigantes europeus, mas desde a longa e marcante passagem pelo Midtjylland, da Dinamarca, onde acumulou 50 gols e 38 assistências em 167 partidas, além de um título nacional conquistado, até o status de ídolo no Portland Timbers, clube que defende atualmente ao lado do também brasileiro Antony Alves, sempre deixou em campo um altíssimo nível técnico aliado à uma enorme consistência, principalmente nos números. Assim como em solo europeu, nos Estados Unidos vem fazendo jus à camisa 10 e faixa de capitão que veste, com 15 gols e 15 assistências somadas em apenas 29 partidas nesta temporada. Graças à estes números, no que está sendo apenas o segundo ano dele pelo clube norte-americano, já foi coroado com uma convocação para o MLS All-Star Game.
Tamanho é o sucesso de Evander pelo Portland Timbers, que recentemente até mesmo o Flamengo, através de manifestação do vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz, em entrevista, declarou interesse no meia. Entretanto, a proposta do Rubro-Negro acabou sendo recusada.
Já deu para perceber que passar pelo Vasco da Gama pode ser um forte indício de sucesso na MLS, e com Gabriel Pec não foi diferente. A jovem revelação do Gigante da Colina que ficou conhecida não só por todo o talento que carrega, como também pelo enorme carisma, fez sua estreia profissional pelo clube carioca em 2019, porém demorou para despontar, encarando alguns anos abaixo da média enquanto a equipe amargava na Série B do Brasileirão.
Foi no final de 2022 que o meia passou a receber mais oportunidades com Jorginho, antes de ter seu melhor ano individualmente em 2023, assumindo neste quase toda a responsabilidade ofensiva do time que sofria com as atuações abaixo da média de Pedro Raul no ataque, este contratado por dois milhões de dólares após grande temporada com o Goiás.
Logo no Campeonato Carioca de 2023, foram cinco gols somados, sendo quatro em sequência e um no Clássico dos Milhões, pelo primeiro jogo das semifinais diante do Flamengo. No Brasileirão daquele ano, Pec conseguiu manter o bom nível, balançando as redes logo nas duas primeiras rodadas, somando seis gols em 26 jogos sob o comando de Ramon Diaz, e terminando o ano com 14 tentos em 50 partidas, mesmo diante da contratação de Pablo Vegetti para o ataque.
A excelente temporada chamou a atenção de equipes de dentro e de fora do Brasil, e antes mesmo do início da temporada seguinte, Gabriel Pec acabou transferido para o Los Angeles Galaxy, por 10 milhões de dólares.
Logo na primeira temporada em solo estadunidense, o meia já soma 17 gols e 15 assistências em apenas 35 partidas, números que o levaram a ser coroado não só com uma convocação para o MLS All-Star Game, ao lado de seu companheiro de equipe, Riqui Puig, mas também como a melhor contratação do ano, superando o uruguaio Luis Suárez e se sagrando o primeiro brasileiro a alcançar o feito. Ele se tornou ainda o jogador mais jovem na história do Galaxy a registrar pelo menos 30 contribuições de gol (gols + assistências) em uma única temporada – sendo o quarto mais jovem na história da liga.
Já que estamos falando dos convocados para o MLS All-Star Game deste ano, não tem como deixar de fora o zagueiro e capitão do New York City FC, Thiago Martins, que aparece entre os selecionados para a condecoração deste ano. A convocação vem após o brasileiro liderar uma defesa que sofreu apenas 25 gols em 20 jogos, e se justificou ainda pelo decisivo gol anotado por ele na vitória por 3 a 1 sobre o FC Cincinnati no último dia 2, esta que garantiu o Jogo 3 na disputa de playoffs entre as equipes.
O brasileiro de 29 anos defende o time de Nova York desde 2022, vindo do japonês Yokohama Marinos, outro clube do Grupo City. Em solo brasileiro, atuou por mais tempo pelo Palmeiras, entre os anos de 2013 e 2019, estes marcados por dois títulos brasileiros com a camisa alviverde, além de empréstimos para Paysandu (2015) e Bahia (2017).
Se existe alguém responsável por tirar o Colorado Rapids da segunda pior campanha da liga em 2023 para a classificação direta aos playoffs em 2024, este é o atacante Rafael Navarro. Autor de 15 gols e 4 assistências em 33 jogos como titular nesta temporada, o brasileiro parece enfim ter se encontrado, no futebol estadounidense, superando uma passagem bastante controversa pelo Palmeiras. O avançado chegou ao Alviverde sem custos no ano de 2022, após terminar a Série B pelo Botafogo como o atleta com mais participações em gols (15 marcados e nove assistências), mas não conseguiu atender às expectativas, somando apenas 11 gols e quatro assistências em 65 partidas pelo clube paulista.
Autor de quatro gols e duas assistências em apenas 15 jogos, Matias Rojas parece enfim ter se encontrado no Inter Miami – o que não se mostra a mais difícil das missões, uma vez que divide espaço em campo com nada mais nada menos que Lionel Messi, Luis Suárez, Jordi Alba e Sergio Busquets. A boa temporada vem se encaminhando logo após uma passagem bastante obscura e polêmica pelo Corinthians, e já desperta interesse de outras grandes equipes como Boca Juniors.
Contratado pelo Corinthians em julho de 2023, o meio-campista ficou pouco mais de seis meses no Parque São Jorge e deixou o clube após ficar insatisfeito com as poucas chances no clube e também por conta de uma dívida que a diretoria do Timão tinha com ele. Durante o curto período no Brasil, disputou 30 jogos e não anotou gols, contribuindo com 3 assistências, números que foram uma enorme decepção para boa parte da torcida e diretoria.
Rojas é meia-armador e fez sucesso na América do Sul com a camisa do Racing, da Argentina, por lá, era protagonista do time e deixou Avellaneda para se juntar ao Corinthians, de graça. Porém, no Brasil, Rojas teve diversas dificuldades para manter a boa fase, além dos poucos jogos, as seguintes lesões atrapalharam o seu desenvolvimento no Timão. Até por isso, quando esteve em campo, viveu poucos momentos de brilho.
O insucesso nos gramados se somou a pressão da torcida e a atrasos no pagamento dos direitos de imagem do jogador. No 1° momento, a diretoria do Corinthians conseguiu reverter as insatisfações do staff de Rojas, mas em novo imbróglio financeiro, o paraguaio solicitou a rescisão contratual com o clube. O caso acabou sendo tratado pela FIFA, e Matias Rojas cobrou do Corinthians todos os seus salários e outros encargos previstos até o final do contrato com o Alvinegro, o que levou a quantia superior a U$8 milhões ou R$40 milhões de reais.